Vigilância Sanitária realiza ação educativa no comércio de Itaporã

  • 24/03/2023 13:51
  • Saúde
Ação foi realizada em conjunto com a Vigilância Sanitária Estadual
Vigilância Sanitária realiza ação educativa no comércio de Itaporã

Divulgação/Assecom

Nesta quinta-feira (23/03/2023), equipes da Vigilância Sanitária municipal e estadual inspecionaram o comércio local, com foco na orientação dos estabelecimentos quanto à observância das normas de boas práticas previstas na legislação sanitária federal.

Foram vistoriados estabelecimentos de comércio de alimentos e de serviços de saúde, ocasião na qual os proprietários e funcionários foram orientados a promover, entre outras ações, a dedetização e controle de vetores 01 (uma) vez ao mês, e a realizarem a limpeza das caixas d'água no mínimo a cada 6 (seis) meses, ou em período menor de tempo quando houver suspeita de contaminação. 

Ainda, os manipuladores de alimentos do comércio local foram alertados, entre outras questões, para a necessidade de esquema vacinal completo, regras para fracionamento de alimentos perecíveis, e uso de equipamentos de proteção individual (EPI's), como luvas anti corte para profissionais do setor de carnes. 

Para o Fiscal de Vigilância Sanitária, Celso Jesus da Silva, "a validade do produto sob refrigeração, após o rompimento do lacre da embalagem, cai para 5 dias, desde que mantida a temperatura de no máximo 4 graus celsius, mediante registro da data de abertura da embalagem, e da nova data de vencimento", esclarece.

De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, o médico veterinário Paulo Sérgio Farias Vieira, "a ação conjunta com o Estado teve caráter orientador", além de que, segundo ele, a visita técnica foi importante também para resolver definitivamente o caso do derramamento de resíduos agroindustriais de caminhões pelas ruas da cidade, mediante a aplicação de multa à empresa infratora, no valor aproximado de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), nos termos da Lei Estadual 1.293/1992.

Para o advogado especialista em saúde pública e Fiscal Estadual de Vigilância Sanitária, Dr. Matheus Moreira Pirolo, o comércio de Itaporã foi receptivo à ação e demonstrou que está disposto a aprimorar, de forma contínua, a qualidade dos produtos e serviços dispensados ao consumidor. Segundo ele, "a primeira abordagem deve ser orientadora, mas sem prejuízo da adoção das medidas de polícia administrativa diante de riscos atuais ou iminentes à saúde pública, como foi o caso da empresa douradense responsável pelo derramamento de resíduos nas ruas de Itaporã, que sofreu penalidades aplicadas pela Vigilância Sanitária municipal como forma de desestimular condutas contrárias à lei, ao bem-estar, à qualidade de vida e à saúde da população", enfatiza.

Denúcias para a Vigilância Sanitária podem ser encaminhadas à Ouvidoria do SUS (Tel. 0800 647 0031 ou pelo email: [email protected]).

Assecom/Itaporã

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.