Saúde Itaporã faz alerta sobre golpistas atuando contra pacientes

• Saúde
Saúde Itaporã faz alerta sobre golpistas atuando contra pacientes

Divulgação/Assecom

A Gerência Municipal de Saúde de Itaporã, alerta sobre ação de golpistas que buscam se aproveitar da situação de vulnerabilidade de pacientes que esperam vagas no SUS, pedindo dinheiro para agilizar atendimentos como cirurgias e exames.

Essa prática é proibida, em outras unidades públicas de saúde, pois, o tratamento é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e não há nenhuma cobrança extra aos usuários, seja de insumos, cuidados com internação ou exames.

Dentre os modus operandis, o golpista liga nos hospitais se identificando como médico da central de regulação e pede os dados de pacientes para posteriormente entrar em contato e extorqui-los pedindo dinheiro para agilizar os procedimentos.

Segundo informações da diretoria, três pessoas já ligaram para o Hospital de Itaporã, se passando por medico da central de regulação, pedindo informações sobre pacientes.

Cientes que o CORE nunca pediu tais informações a direção do hospital não deu as deu frustrando as manobras dos golpistas.

Por isso, fica o alerta para as famílias de pacientes que aguardam vagas para exames ou cirurgia, que não existe nenhum tipo de cobrança, nada, tudo é custeado pelo SUS. Quando receberem qualquer telefonema se identificando como médico ou funcionário do sistema, a orientação é para que procure a polícia e registre a tentativa de golpe.