Prefeito Marcos Pacco participa do lançamento da nova etapa da Caravana da Saúde

• 03/12/2021 19:32
  • Saúde
O prefeito Marcos Pacco participou hoje pela manhã do lançamento da nova etapa da Caravana da Saúde lançada pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de saúde Geraldo Resende.

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), contando com a participação de diversas autoridades, prefeitos e diretores de hospitais de todo o Estado.

O prefeito Marcos Pacco comemora mais esta importante ação do governo do estado, ressaltando que a Caravana da Saúde é uma das maiores senão a maior ação do governo em prol da população.

O governador destacou que serão realizados 70 mil procedimentos médicos de médias e altas complexidades sendo estes cirurgias e exames. A Caravana vai durar até outubro de 2022.  Fontes da Secretaria de Estado de comunicação destaca que, em 2020 e 2021 os hospitais tiveram que parar esses serviços para se dedicarem ao atendimento à covid-19 paralisando as cirurgias eletivas e os exames em todo o Estado. Com isso, criou-se um passivo enorme de pessoas aguardando na fila. Nesta nova etapa o governo contratou hospitais públicos e abriu o credenciamento para hospitais privados. Num total serão feitos 70 mil procedimentos, podendo chegar a 100 mil. Isso tudo bancado com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul num investimento na casa do R$ 120 milhões, podendo ser acrescido este valor caso seja necessário. Desta vez, a Caravana será realizada em duas modalidades: “Opera MS” e “Examina MS”, com atendimentos exclusivos em unidades hospitalares e clínicas médicas credenciadas pelo Governo do Estado. Serão ofertados procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais (exames) de média e alta complexidades. Entre as cirurgias feitas estão as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas. Os exames oferecidos serão de ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, de cintilografia, endoscopia e colonoscopia.

”Somos testemunhos desse magnifico trabalho que já beneficiou centenas de pessoas do nosso munícipio. Em outras oportunidades acompanhamos a realização da Caravana da Saúde e sentimos de perto a alegria das pessoas ao conseguir cirurgias como cataratas, urológicas dentre outras. Somos muito gratos ao Governador Reinaldo Azambuja por esta ação que chega para reduzir perceptivamente as filas de espera.” Disse o prefeito.

Walter Ramos/Assecom