Itaporã registra os dois primeiros casos de dengue e chikungunya em 2026

  • 04/02/2026 00:00
  • Saúde
De acordo com o boletim epidemiológico, os casos envolvem dois pacientes — um morador da área urbana de Itaporã e outro do distrito de Piraporã.
Itaporã registra os dois primeiros casos de dengue e chikungunya em 2026

 

A Prefeitura de Itaporã, por meio do Departamento de Controle de Endemias (DECOE), alerta a população após a confirmação dos dois primeiros casos positivos com infecção cruzada de dengue e chikungunya no município em 2026. A situação preocupa as autoridades de saúde e reforça a necessidade de mobilização coletiva no combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o boletim epidemiológico, os casos envolvem dois pacientes — um morador da área urbana de Itaporã e outro do distrito de Piraporã. Os sintomas foram notificados nos dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro, e os exames laboratoriais realizados pelo Lacen confirmaram resultado positivo para as duas arboviroses.

O diretor de Controle de Endemias, Gilberto Linhares, reforça o pedido para que a população redobre os cuidados com os ambientes domiciliares, eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Durante o verão, as altas temperaturas, associadas às chuvas frequentes e à umidade elevada, criam condições favoráveis para a proliferação do vetor. Segundo o diretor, o município iniciou o ano com índice de infestação predial de 3% e número elevado de ovos identificados nas armadilhas ovitrampas.

“Já registramos dois casos positivos para dengue e chikungunya, o que acende um sinal de alerta para um possível surto com aumento no número de casos dessas doenças”, destacou Gilberto.

A Gerência Municipal de Saúde, por meio do DECOE, das unidades de saúde e em parceria com outras gerências, intensificou as ações de prevenção e controle, como visitas domiciliares, orientações à comunidade e monitoramento de focos. No entanto, as autoridades ressaltam que o sucesso dessas medidas depende diretamente da participação da população.

A recomendação é manter quintais, comércios e terrenos limpos, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, tambores, copos descartáveis, pneus, lonas plásticas e garrafas. Também é importante evitar plantas aquáticas, preencher com areia os pratos de vasos, vedar caixas d’água e fossas, além de manter calhas sempre limpas.

“Neste momento, a prevenção é a melhor arma para vencer esse problema”, finalizou o diretor.

assessoria de comunicação

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.