Itaporã inicia campanha de vacinação contra a gripe a partir de hoje 4 de abril

• 04/04/2022 13:24
  • Saúde
A Prefeitura de Itaporã através da Gerencia de Saúde, dará largada hoje na Campanha Nacional de Vacinação contra gripe preconizada pelo Ministério da Saúde
Itaporã inicia  campanha de vacinação contra a gripe a partir de hoje  4 de abril

Divulgação/Assecom

A campanha que se inicia hoje vai até o dia 3 de junho e o ministério da saúde prevê que serão imunizados cerca de 76,5 milhões de pessoas nos grupos considerados prioritários.

Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

Primeira etapa - entre os dias 04/04 e 02/05, será para atender os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

Segunda etapa - entre os dias 03/05 e 03/06- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Funcionários do sistema prisional;Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;População privada de liberdade.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Proteção contra o sarampo

O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Assecom/Itaporã