Itaporã está ministrando as primeiras doses de vacina contra Covid 19 Bivalente

• 15/02/2023 14:33
  • Saúde
A Gerencia Municipal de Saúde de Itaporã, através da coordenação municipal de imunização, informa que Itaporã recebeu as primeiras doses da vacina contra Covid 19 Bivalente.
Itaporã está ministrando as primeiras doses de vacina contra Covid 19 Bivalente

Divulgação/Assecom

De acordo com a decisão da Anvisa, as vacinas bivalentes podem ser aplicadas no Brasil como dose de reforço na população acima de 12 anos. Identificados por tampa na cor cinza, cada frasco terá seis doses e a vacina não deve ser diluída.

Os imunizantes aprovados que estarão disponíveis são:

• bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a sub-variante ômicron BA.1;

• bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.

O Ministério da Saúde reforça que os brasileiros precisam tomar as doses de reforço contra a corona vírus para uma efetiva proteção. “Mais de 77 milhões de pessoas deixaram de comparecer aos postos de vacina”.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Etapas da vacinação

Fase 1:

Pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2:  Pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

Assecom/Itaporã