Itaporã entra com excelência na campanha Outubro Rosa

• 14/10/2022 09:05
  • Saúde
As ações no mês de outubro, visam incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos de colo de útero e de mama.
Itaporã entra com excelência na campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Itaporã, por meio da gerencia Municipal de Saúde está realizando atividades alusivas à campanha Outubro Rosa desde o dia 07 de outubro.

Tudo começou com as equipes de saúde centro da cidade entregando panfletos informativos com o tema PREVENÇÃO.

As Estratégias de Saúde da Família estarão intensificando as coletas de preventivo em mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos e também, na realização de testes rápidos das Infecções Sexuais Transmissíveis (IST), no horário das 07h às 11h e das 13h às 16h30.

O ESF Pioneira atenderá em horário especial no dia 22/10 (sábado), das 07 às 17 horas, e o ESF São Bento também no sábado (22/10) está atendendo das 13 às 18 horas, realizando consultas em mulheres, coleta de preventivo, testes rápidos das IST e vacinas.

O outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura, por isso a importância. O gerente de saúde Dogmar Petek, destacou o total envolvimento da equipe neste mês (Outubro Rosa) bem como o empenho do prefeito Marcos Pacco em conduzir a saúde do município com resultados positivos, não só na efetiva atenção básica como também nos trabalhos de orientação e prevenção.

Walter Ramos/Assecom