Em Itaporã, relatório da saúde mostra excelência no atendimento em 2018

• 26/04/2019 14:12
  • Saúde
Foram realizadas 34.765 consultas, nos ESFs e 37.666 no Hospital Municipal, totalizando 72.431 consultas.
Em Itaporã, relatório da saúde mostra excelência no atendimento em 2018

A Gerência de Saúde de Itaporã enviou ao prefeito, um relatório de atividades do setor, com diversos procedimentos realizados no ano de 2018.

No relatório é destacado o quantitativo de exames realizados gratuitamente no laboratório municipal, consultas médicas realizadas nos ESFs da sede e dos distritos, imunizações, atendimento odontológico, atendimento na farmacinha municipal e o quantitativo de viagens com pacientes realizadas dentro e fora do estado dentre outros. Neste período, foram realizadas 34.765 consultas, nos ESFs e 37.666 no Hospital Municipal, totalizando 72.431 consultas.  Foram registrados 783 internamentos compreendidos entre, clínico, pediátricas, obstétricas, e cirúrgicas.

A estatística apresenta ainda procedimentos como: 5.607 Raio X, 971 eletros cardiogramas e 3068 Ultrassons. Finalizando o relatório 293 cirurgias de pequena complexidade e 180 cesarianas e 32 partos normais. Foram registrados 34.480 exames realizados no laboratório municipal e 30.088 pacientes foram atendidos na farmácia municipal. Dentro e fora do estado foram realizadas 572 viagens com 3.205 pacientes transportados.

O gerente de saúde Dogmar Petek, ressalta principalmente a importância da manutenção do Hospital Municipal, haja vista que algumas cidades da região fecharam suas unidades, dado a falta de recursos para manter o alto custo de um hospital com atenção básica.

Itaporã é um município voltado para atenção básica, e que mesmo diante de inúmeras dificuldades, a população precisa ficar informada das significativas melhorias conquistadas no ano de 2018, sobretudo, acreditando que com esforço e muito trabalho ainda há muito que ser melhorado em 2019 e nos anos subsequentes. Vale lembrar que o município tem que investir 15% na saúde conforme determina a lei, e em Itaporã, a atual gestão vem investindo 29% da receita liquida.

Walter Ramos / Assecom