Em Itaporã, a ESF Pioneira realizou caminhada alusiva ao Setembro Amarelo

  • 19/09/2019 10:18
  • Saúde

Nesta quarta-feira (18), os profissionais de saúde da ESF Pioneira, de Itaporã, realizaram uma Mobilização Social, visando a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Segundo a enfermeira Irene da Silva Sobrinho Oliveira, coordenadora da unidade, a mobilização deu inicio com uma palestra interna ministrada por Cristiane Castro, psicóloga do NASF e em seguida foi realizada a caminhada pelas ruas do bairro.

Irene Sobrinho agradeceu a toda equipe pelo empenho na realização do evento e aos participantes, que certamente serão multiplicadores dessa mobilização de conscientização sobre a prevenção do suicídio, lembrando sempre que “Viver é a melhor opção sempre”.  

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

Faça parte desta causa! E não se esqueça:

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

 

Antonio Carlos Ferrari / Assecom

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.