Itaporã adere campanha do Dia Internacional de Combate à Homofobia.

• 17/05/2021 08:54
  • Mundo
Itaporã adere campanha do Dia Internacional de Combate à Homofobia.

A prefeitura de Itaporã através do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social está se mobilizando em torno da campanha de conscientização sobre o respeito à diversidade, contra a homofobia.

A data de 17 de maio foi declarada o Dia Internacional de Combate à Homofobia, vivenciado como um momento simbólico em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância.

No Brasil o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não pode deixar de encorpar mais essa luta pelos direitos sociais da nossa população.

A Política Nacional de Assistência Social se incorpora a esta luta, uma vez que se constitui como um direito social e uma política de proteção, que visa garantir esse amparo para quem dela precisar, sem necessidade de contribuição prévia à provisão dessa proteção.

Neste sentido, o CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, juntamente com o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, possuem papel fundamental para a garantia e a promoção de direitos para população LGBT, devendo garantir a perspectiva da equidade e da diversidade no desenvolvimento das ações, programas, benefícios, serviços e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

O CREAS de Itaporã alerta que sem respeito à diversidade, não há igualdade, e se coloca a disposição da população, para receber denúncias sobre discriminação homofônica:

Disque 100

Serviço telefônico nacional gratuito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Funciona 24 horas e pode ser acessado ligando para o número 100.

Ou se preferir podem ligar no CREAS de Itaporã (67) 3451-1655 ou no CRAS (67) 3451-142.

Assessoria de comunicação