Prefeito esclarece que licitação dos fogos foi feita com planejamento.
Depois de algumas noticias distorcidas veiculadas nas redes sociais, claramente com único objetivo de passar uma falsa informação para a população, o prefeito emitiu nota à Imprensa a fim de esclarecer como é feito o processo licitatório.
Para dirimir quaisquer dúvidas ou questionamento a respeito do processo administrativo n° 365/2017, pregão presencial n° 129/2017, que tem como objeto Registro de Preços para futuras aquisições e preparação de fogos de artifícios, Prefeito afirma que a prefeitura de Itaporã através da assessoria jurídica, está trabalhando com planejamento, para adquirir qualquer produto, respeitando os tramites legais exigidos por lei.
Quanto à licitação em questão, o prefeito reitera que foi feito um registro de preço para a compra dos fogos do Réveillon e todos os eventos do ano de 2018, inclusive a queima de fogos da virada de ano de 2018/2019. Contudo, o sistema de registro de preço, tem a peculiaridade diferenciada de outros processos administrativos da administração pública. Uma vez que seu prazo de validade é de impreterivelmente 12 meses, não cabendo reajuste, nem prorrogação de prazo. Portanto a modalidade praticada no certamente é benéfica à administração pública por não haver a necessidade de comprometimento de orçamento, o que não é cabível em outras modalidades.
No registro de preço apenas é permitido à compra por estimativa, o município compra conforme a necessidade. O prefeito reitera a legalidade do processo dizendo que não existe um cronograma de utilização dos produtos, uma vez que o processo de registro de preço garante a possibilidade de fazer a aquisição a qualquer tempo, ou seja, a empresa se compromete a fazer a entrega de apenas 10 reais se assim for solicitada. Portanto para que fique bem claro, não houve compra de fogos, não foi pago, nem empenhado para pagamento o valor referente a esta licitação. Isso se precede de forma legal, e a não realização da queima de fogos se deu pelo fato do prefeito optar por priorizar o pagamento do salário de dezembro e o décimo terceiro a todos os servidores, conforme divulgado em todos os veículos de comunicação do estado.
O prefeito lembra que o sistema de registro de preço, foi realizado em dezembro de 2017 e tem validade até dezembro de 2018, ou seja, todos os eventos do ano corrente estarão contemplados com o objeto licitado. Como em 2017 não foi utilizado nada do processo, o saldo de contrato, ou seja os materiais poderão ser usados em qualquer outro evento da administração; Ex: Itaporã Fest, Feira Gastronômica, Desfile Cívico, ou até mesmo no réveillon deste ano de 2018, havendo recurso disponível para pagamento de qualquer uma das despesas mencionadas.
Ressaltamos ainda que a licitação Nº365/2017 teve sua primeira publicação datada de 11 de dezembro de 2017 tendo como resultado "DESERTO" (Não houve empresas participantes). Logo em seguida houve a republicação para nova data da licitação, nesta segunda data houve êxito, havendo vencedor no certame. Todos os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Município.
Diferentemente de outras épocas e reafirma que vai trabalhar sempre com extremo planejamento, e não tem nenhum problema em cancelar eventos que na atual situação econômica seria inviável para o município . Sua prioridade atualmente é saúde e educação e infra estrutura, e jamais vai comprometer o orçamento sem se planejar. “Administramos sempre com responsabilidade e planejamento, assim como foi feito em 2017, assim será em 2018.
Walter Ramos da Assessoria
Comentários:
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.