Projeto Paz na Escola é inovação na Rede de Ensino em Itaporã
Os pais e responsáveis pelos estudantes necessitam ter esse compromisso educativo das crianças, adolescentes e jovens.
Billy Neto/Assecom
As ações foram realizadas em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, abrangendo educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de conscientizar e promover a PAZ no ambiente escolar. Os principais conceitos que estão sendo trabalhados nas ações do Projeto contemplam colocar-se no lugar do outro, promover o diálogo e a amizade, valorizar o que cada pessoa tem de positivo, administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza, não responder a violência com violência, ajudar ao próximo, cultivar a esperança e exercitar o perdão.
Diante de todo contexto sobre as questões dos conflitos e da segurança no ambiente escolar em todo território brasileiro, especialistas no assunto orientam que, ao invés de focar nos “problemas”, é mais construtivo as escolas desenvolverem ações para a promoção de um ambiente harmônico, com vínculos afetivos positivos e fortalecidos.
A Gerente de Educação Denise Paco, complementa que, o projeto “PAZ nas ESCOLAS” destaca a importância do diálogo construtivo, informativo e esclarecedor na rotina do processo de ensino no ambiente escolar, e ainda, se faz imprescindível o aprendizado no leito familiar dos valores sociais de cidadania.
Os pais e responsáveis pelos estudantes necessitam ter esse compromisso educativo das crianças, adolescentes e jovens.
A Rede Municipal de Ensino além do Projeto citado, também prevê oferta de capacitação e formação continuada aos trabalhadores da educação. De acordo com o cronograma previamente planejado, no dia 28 de abril do corrente ano, será realizada formação continuada aos educadores da REME, com participação já confirmada da equipe multifuncional (Psicóloga e Assistente Social), do CB BM Higor Thiago Cortez – do Corpo de Bombeiro Militar, com oficina de primeiros socorros aos profissionais da rede municipal de ensino.
Fonte /GEDU
Comentários:
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.