Pacco recebe pais de alunos para esclarecer acidente ocorrido no transporte escolar

• 08/08/2024 08:24
  • Educação
Medida foi tomada após acidente sem gravidade na última segunda-feira, quando motorista de ônibus com estudantes da zona rural atravessava a rodovia para acessar fazenda.

O prefeito Marcos Pacco (PSDB) recebeu pais de alunos da zona rural, que residem ao longo da linha Itaporã-Carumbé, para discutir melhorias no transporte escolar, sobretudo na questão da segurança. A reunião foi motivada por um acidente ocorrido na segunda-feira (5) quando o motorista atravessava a rodovia para deixar estudantes na entrada de uma fazenda. Felizmente não houve feridos no acidente, mas a situação chamou a atenção do prefeito Marcos Pacco que convocou a reunião com os pais dos alunos para discutir conjuntamente medidas de segurança no transporte escolar. “De imediato determinei a proibição de atravessar a rodovia com o ônibus, ou seja, o motorista fará a linha até o seu final deixando os estudantes que moram nas fazendas do lado direito e na volta deixando os que residem em fazendas do lado esquerdo”, explicou Pacco.

Para tranquilizar os pais o prefeito destacou que a frota do transporte escolar de Itaporã está entre as mais novas e conservadas do Estado. “Os nossos ônibus têm, em média, 6 anos de uso e passam por revisões periódicas para garantir que o transporte dos nossos estudantes seja feito com a total segurança”, enfatizou Pacco na reunião com os pais. “Nos últimos 5 anos nosso governo adquiriu 10 ônibus novos, substituindo por completo a frota antiga e proporcionando ainda mais segurança, conforto e comodidade aos alunos da rede municipal de ensino que usam o transporte escolar”, argumentou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Denise Pacco, participou da reunião com os pais de alunos e ressaltou que os motoristas passam por capacitação e avaliação periódicas, recebendo orientações sobre segurança no trânsito e direção defensiva. “Além disso, cada ônibus tem seu próprio monitor que orienta as crianças no embarque e desembarque, além de ficar atento para as questões de segurança durante todo trajeto”, completou a secretária de Educação. “Após o acidente da última segunda-feira, tanto o motorista quanto o monitor foram afastados das funções para passarem por reciclagem e também por acompanhamento psicológico”, anunciou Denise Pacco.

Por fim, o prefeito Marcos Pacco ressaltou que as portas da Prefeitura de Itaporã estão abertas para receber os pais de alunos de outras linhas que queiram discutir melhorias no transporte escolar. “Nossa gestão sempre teve na transparência uma das suas principais marcas e posso garantir que as medidas adotadas na linha Itaporã-Carumbé serão estendidas para as demais linhas com o objetivo de garantir a segurança dos nossos alunos”, enfatizou. “A responsabilidade do município ao colocar um estudante dentro do ônibus e leva-lo à escola é gigante e precisamos entender que nossa missão é buscar e devolver essas crianças aos seus pais com toda segurança possível”, finalizou Marcos Pacco.

Rafael Campos / Assessoria