Itaporã mantém alta no Ideb e Fetems destaca valorização profissional

• 23/08/2024 07:54
  • Educação
​Escolas Municipal tiveram nota média de 5,4 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, superando os números dos indicadores apurados em 2019 e em 2021 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Itaporã mantém alta no Ideb e Fetems destaca valorização profissional

Divulgação/Assecom

Escolas Municipal tiveram nota média de 5,4 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da  Educação Básica, superando os números dos indicadores apurados em 2019 e em 2021 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

A Rede Municipal de Educação de Itaporã ficou com média 5,4 nos Anos Iniciais no Índice de Desenvolvimento da  Educação Básica, superando os números dos indicadores apurados em 2021 e em 2019 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Os números do Ideb 2023 foram divulgados na semana passada pelo ministro da  Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácio.  “A nota média de Mato Grosso do Sul foi 5,6 enquanto algumas escolas de Itaporã atingiram notas 5,7, e 5,8”, ressalta a Gerente de Educação, Denise Pacco.

Ela aponta o crescimento constante no desempenho do município nas avaliações feitas de dois em dois anos pelo Inep. “Em 2019 a média das notas do Ideb em Itaporã foi 5,3 no Ensino Fundamental e no exame de 2021, a média nas séries iniciais foi 5,2, mas em 2023 chegou a 5,4”, ressalta a Gerente de Educação. “O desempenho nesse último Índice de Desenvolvimento da  Educação Básica comprova o compromisso do governo Marcos Pacco com educação de qualidade para as crianças de Itaporã”, completa Denise Pacco.

O Ideb é calculado com base em dois componentes principais: o desempenho dos alunos nas provas de matemática e português do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas a cada dois anos, e as taxas de aprovação escolar. O índice varia de 0 a 10, refletindo a qualidade geral da educação nas instituições avaliadas.

O desempenho do município no Ideb também reflete a valorização salarial dos professores da Rede Municipal. Levantamento realizado pela Federação dos Trabalhadores na Educação em Mato Grosso do Sul (Fetems) aponta que Itaporã está em 14º lugar entre os municípios que valorizam os profissionais do Magistério, com média salarial de R$ 7.161,04 por carga/horária de 40 horas. Itaporã fica à frente de outros 60 municípios de Mato Grosso do Sul quando o assunto é valorização do professor, sendo superado apenas por Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Campo Grande, Sidrolândia, Mundo Novo, Cassilândia, Angélica, Coxim, Bonito, Bodoquena e Eldorado.

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO

A gestão do prefeito Marcos Pacco tem como um dos destaques os investimentos em Educação. Os 21 veículos que formam a frota do transporte escolar em Itaporã têm média de 6 anos de uso e percorrem diariamente 2.169 km, passando por 16 linhas. Todos os veículos possuem o cerificado semestral de inspeção veicular, documento que autoriza o transporte de estudantes. Além disso, os veículos são vistoriados semestralmente para que possam obter o certificado de inspeção veicular. Os veículos da frota do transporte escolar são rastreados, para uma melhor segurança tanto dos alunos como dos condutores e todos os veículos possuem monitores.

Somente nos últimos dois anos, o governo Marcos Pacco investiu cerca de R$ 4,5 milhões na compra de 9 ônibus zero km para o transporte escolar. "Oferecer transporte de qualidade, além de garantir mais segurança e conforto para nossos alunos, também contribui com a redução acentuada da evasão escolar já que o estudante sabe que estará indo e voltando de casa para a escola com todo conforto", destaca a Gerente de Educação, Denise Pacco.

Outro destaque da Educação em Itaporã é a qualidade da merenda escolar, preparada sob a supervisão de nutricionistas e que garante refeições balanceadas para todos os alunos. "Somente no ano passado foram investidos R$ 782.510,97 na merenda escolar e neste ano a Educação investiu R$ 340.496,28 no primeiro semestre do ano letivo", ressalta a Gerente de Educação.

A Rede Municipal de Ensino de Itaporã conta com 148 professores, que ministram aulas para 859 alunos na Educação Infantil e outros 949 no Ensino Fundamental. “Além dessas melhorias no transporte e merenda, o município também investe na infraestrutura física dos Centros de Educação Infantil e das Escolas Municipais, bem na capacitação dos professores, no material didático e nas demais ferramentas que fazem com que tenhamos um ensino público de qualidade”, finaliza Denise Pacco.

Rafael Campos / Assessoria