Escolas de Itaporã recebem câmeras de monitoramento interno e externo

• 16/10/2024 08:57
  • Educação
Medida adotada pela Gerência de Educação visa proporcionar mais segurança aos estudantes e trabalhadores da Rede Municipal de Ensino, além de funcionar como solução para conflitos envolvendo a comunidade escolar

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Itaporã estão recebendo câmeras de monitoramento para garantir mais segurança tanto nos ambientes internos quanto nos externos. “Iniciamos essa experiência pelas Escolas Sônia Paiva e Maria Rodrigues Dias e percebemos que as câmeras de segurança mudaram o ambiente escolar”, revela a gerente de Educação, Denise Pacco. “Nesta nova fase, além de ampliar o sistema de vigilância eletrônico nas duas escolas iniciais também estamos levando as câmeras de monitoramento para a Escola Salvador de Aguiar, Escola Maria Timira, Creche Milton Menani e Escola Rosânea”, completa Denise Pacco.

Segundo ela, o ambiente escolar será completamente monitorado pelas câmeras. "O monitoramento é de fundamental importância para garantir a segurança dos estudantes e, também, para solucionar questões que ocorrem no interior da unidade escolar", ressalta a gerente de Educação. Nas duas escolas que já eram monitoradas a Gerência de Educação constatou que é possível ter o controle real de toda situação, de quem entra e quem sai, de episódios envolvendo pais, alunos e professores.

As câmeras de segurança são importantes nas escolas públicas porque ajudam a garantir a segurança de alunos, professores e equipes diretivas. “Além disso, o monitoramento em tempo real pode coibir ações ilícitas, como violência, vandalismo, bullying e até atos libidinosos, bem como aumentar a resposta àsemergências e fornecer evidências em caso de incidente”, argumenta Denise Pacco.

Outro benefício é a segurança do patrimônio público em si. Toda a estrutura da escola fica mais protegida com o sistema de vigilância por câmeras. Equipamentos, carteiras escolares, janelas, portas e todos os elementos da infraestrutura escolar ficam menos expostos afurtos quando existe o monitoramento por meio das câmeras de segurança. “Com essa medida estamos melhorando ainda mais a qualidade da Educação em Itaporã, já que com segurança os professores têm mais tranquilidade para ensinar, os alunos aprendem melhor porque sabem que estão em um ambiente seguro e os pais ficam mais tranquilos porque sabem que seus filhos estão em segurança”, finaliza Denise Pacco.

SAINDO NA FRENTE

Com a decisão de instalar câmeras de monitoramento em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, a Gerência de Educação de Itaporã sai na frente do Projeto de Lei 4858/20, que está em discussão na Câmara dos Deputados, que determina que as escolas públicas e privadas de educação básica mantenham sistema permanente de vigilância eletrônica, durante todo o período escolar. A educação básica engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Pelo texto, o monitoramento eletrônico será realizado nas salas de aulas, biblioteca, parques e demais espaços de uso comum, mas será proibido em banheiros de uso individual ou coletivo. Ainda conforme a proposta, as escolas deverão instalar placas informando a existência de câmeras de vigilância eletrônica. Quando o projeto virar lei, os pais ou responsáveis pelos estudantes poderão solicitar o acesso às imagens e às gravações do circuito de vigilância eletrônica para verificação de qualquer ilícito ou ocorrência de danos pessoais.

Rafael Campos-Assessoria de comunicação