Educação: Duas escolas da REME de Itaporã participam do prêmio MPT na Escola 2019

  • 29/08/2019 12:10
  • Educação
Com o intuito de levar conhecimento dos direitos e deveres para os alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino de Itaporã-MS, o Projeto MPT na Escola de 2019 “A ESCOLA NO COBATE AO TRABALHO INFANTIL”, inseriu conteúdos, vídeos e debates no decorrer do primeiro e segundo bimestres nos 5 anos das escolas municipais, abordando o tema Trabalho Infantil.

Duas escolas municipais de Itaporã, Professora Sônia Teixeira Paiva e Escola Municipal vereador Salvador Ferreira de Aguiar estão inscritas na etapa estadual do projeto resgate a infância – eixo educação do prêmio MPT na escola 2019.

O Prêmio MPT na escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do projeto em todo o território nacional. O Ministério Público do Trabalho elaborou um material pedagógico para ser trabalhado nas escolas, com tema: Trabalho Infantil e o Tema Aprendizagem Profissional de adolescentes, tendo como parâmetro a legislação nacional e internacional que tratam da matéria, em especial a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, o Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitando-se, em qualquer trabalho inscrito, os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente. 

Com o intuito de levar conhecimento dos direitos e deveres para os alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino de Itaporã-MS, o Projeto MPT na Escola de 2019 “A ESCOLA NO COBATE AO TRABALHO INFANTIL”, inseriu conteúdos, vídeos e debates no decorrer do primeiro e segundo bimestres nos 5 anos das escolas municipais, abordando o tema Trabalho Infantil. O Projeto MPT na Escola possui três etapas de participação, sendo a primeira Etapa Municipal, onde os alunos através do conteúdo trabalhado recebem as orientações dos professores e desenvolvem suas atividades dentro das modalidades escolhidas. Assim os trabalhos passam por uma comissão que selecionam os trabalhos municipais que irão concorre na Etapa Estadual, e posteriormente os vencedores da Etapa Estadual concorrem na Etapa Nacional.

Na Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva, os alunos do 5º ano A da professora Eliana de Alcântara Brasil, participam da Etapa Estadual na modalidade Curta-Metragem, vídeo com tema: Pequeno Trabalhador, encenado pelos alunos: Rafaela Silva Souza, Vitor Leite Nonato, Heitor Bueno Rodrigues, Allan Maycon Mauricio Nogueira e Beatriz Mahl. No 5º ano B da professora Fátima Sescon, o aluno Alexsandre dos Santos Anastácio, concorre na etapa Estadual com a Poesia: Trabalho Infantil.Na Escola Municipal Vereador Salvador Ferreira de Aguiar, o 5º ano A da professora Dione Keli Euzébio Saraiva da Silva, participa com a Aluna Isabelly Rodrigues da Silva, concorrendo na modalidade Conto com o tema: “A escola no combate ao trabalho Infantil”. A Coordenadora Municipal do Projeto MPT na Escola, Cintia Karina Marcolongo Doreto, parabenizou os educadores envolvidos no projeto pela seriedade e comprometimento na abordagem do tema Trabalho infantil com os alunos e comunidade escolar, resultando em excelentes trabalhos que demonstraram a aprendizagem adquirida.  

A Gerente de Educação Cristiane Teresinha da Silva ressaltou a importância do desenvolvimento do Projeto MPT na escola na rede municipal de ensino, oportunidade de aprendizagem para toda comunidade escolar. Parabenizou os alunos selecionados e todos os que participaram desse projeto.  

Assecom Itaporã

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.