AME - Agência de Emprego de Itaporã está fazendo Carteira de Trabalho Digital

• 05/05/2021 15:12
  • Economia
AME - Agência de Emprego de Itaporã está fazendo Carteira de Trabalho Digital

A Agência Municipal de Empregos (AME) de Itaporã está emitindo a Carteira de Trabalho Digital, que vem para facilitar as anotações e acesso rápido eletronicamente. A Agência fica no Centro Administrativo da Porciúncula, na rua Darci Quequeto, S/N, com horário de atendimento das 07 as 11h.

Visando modernizar o acesso às informações da vida do trabalhador o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a carteira física que está disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web gov.br/trabalho.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão: Celeridade no acesso aos dados trabalhistas atuais e anteriores, possibilitando ao trabalhador fiscalizar suas relações empregatícias; integração das bases de informações do Ministério da Economia; maior aproveitamento das vagas empregatícias; e solicitação de forma mais rápida e ágil da primeira e segunda via da carteira de trabalho física.

Outra vantagem é que os empregadores que têm por dever usar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, agora não precisarão mais emitir recibos, uma vez que os registros eletrônicos equivalem à apresentação da CTPS em meio digital.