Pré Carnaval: Feira gastronômica e cultural tem inicio neste sábado em Itaporã.

• 03/02/2018 17:14
  • Cultura / Lazer
Com apoio do governo do estado Itaporã realizará pré-carnaval acoplado a feira gastronômica e cultural.
Pré Carnaval: Feira gastronômica e cultural tem inicio neste sábado em Itaporã.

O prefeito emitiu nota na manhã deste sábado 03, reiterando o convite para a população participar dos dois dias e uma matine da Feira Gastronômica e Cultural, que será realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro a feira gastronômica e realizada , no lugar do tradicional carnaval, portanto um projeto enviado ao governo do estado foi aprovado é um pré-carnaval que será realizado junto com o evento .

Como já havia anunciado, o prefeito optou por fazer um evento que não demandasse tantos recursos, pois em meio à crise que passa o município é praticamente inviável no atual momento.

Com a realização de um evento onde reúne toda a família, com show da cantora de Axé e Pop Ana Karla, serão duas noites além de uma matinê com brincadeiras paras as crianças, barracas na praça de alimentação e diversos artistas pratas da casa. A prefeitura optou por comemorar o carnaval desta forma, pra todos os públicos.

Com a aprovação do projeto o custo diminuirá significativamente, sobretudo por contar com a grande ajuda do governo do estado que liberou na última quinta feira R$ 20.000,00  ( vinte mil reais) para o custeio das festas de carnaval, que dentro do contexto do projeto apresentado será usado na feira / pré-carnaval, o que não deixa de ser uma festa popular, sobretudo, comemorando o carnaval com toda a família e com todas as faixas etárias.  Como o município de Itaporã segue sob contenção de gastos, não seria possível a realização do tradicional carnaval, porém, o prefeito reiterou que a feira cultural que foi reintegrada ao calendário de festividades do município, foi à opção mais viável para as comemorações em parceria com o governo do estado. O prefeito reitera os agradecimentos ao governador Reinaldo Azambuja, que destinou a verba de R$ 20.000,00, quer vai ser de grande valia no custeio de uma festa popular para toda população.

Para dirimir dúvidas e algumas críticas do por que da não realização do carnaval tradicional, vale lembrar que a vigência do convenio de R$ 20 mil ,  do governo do estado vai até o dia 28 de fevereiro. Portanto, até esta data a prefeitura pode realizar qualquer evento alusivo ao carnaval, independente de ser quatro noites de bailes, trio elétrico nas ruas, desfile, baile de salão ou quaisquer outras atividades culturais alusivas ao tema carnaval.

As festas da época do carnaval podem ser realizadas de inúmeras formas desde que não saia do contexto Popular (Festa para o Povo).

Por outro lado, o valor de R$ 20,0 mil reais chega para Itaporã como ajuda de custo e não um valor integral para se promover o evento. Para as analises críticas e sem fundamentos. Por outro lado, o prefeito reiterou que quando a prefeitura tiver condições de fazer os bailes  populares , eles serão feitos, sobretudo, quando o município tiver saúde financeira que atenda todos os serviços básicos da administração e tenha orçamento extra para tal. “Não vamos brincar com dinheiro público, neste momento, estamos procurando fazer o melhor, com criatividade, com a ajuda do governador do estado, e dentro da legalidade e das reais condições que o município oferece no momento. Qualquer atitude de fazer um pacote de bondade e desperdiçar dinheiro publico neste momento é muita falta de responsabilidade fiscal e também falta de compromisso moral com a população.

Assecom