Itaporã faz parte dos 39 municípios que tem situação fiscal aprovada, aponta Tesouro

• 05/05/2021 15:12
  • Brasil
Entre as 40 prefeituras “negativadas”, fazendo parte da classificação C, estão as duas maiores do estado: Campo Grande e Dourados.

No MS, metade dos municípios tem situação fiscal reprovada, visto que das 79 prefeituras, 40 não têm aval da União para fazer empréstimos, por exemplo. Outros 39 já possuem uma situação positiva, estando nessa classificação Itaporã, fazendo parte da categoria A.

Os municípios que fazem parte da Categoria entre A e B, são classificados como “positivos”, o que facilita a seus administradores solicitarem empréstimo com aval da União. Além de Itaporã também estão nessa categoria: Três Lagoas, Ponta Porã, Corumbá, Sidrolândia, Coxim, Nova Andradina, Maracaju e Bonito, entre outras.

Entre as 40 prefeituras “negativadas”, fazendo parte da classificação C, estão as duas maiores do estado: Campo Grande e Dourados.

Dea acordo com o site Msembrasilia.com, as informações são do relatório divulgado em dezembro, pelo Tesouro Nacional. A análise da capacidade de pagamento (Capag) apura as condições de Estados e municípios que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União.

O objetivo do índice Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. São levados em conta três indicadores econômicos: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

No documento, o órgão esclarece que o conjunto de dados contém as notas obtidas pelos municípios em cada um dos três indicadores avaliados. “O resultado apurado não é a posição do Tesouro. O cálculo definitivo será feito por ocasião da verificação do cumprimento dos limites e condições para contratação de operações de crédito com garantia da União”, esclarece.