Ferroeste: Itaporã vai receber 14 quilômetros de ferrovias

• 05/05/2021 15:12
  • Brasil
A nova Ferroeste vai ligar Maracaju até o Porto de Paranaguá, sendo um projeto que pretende revolucionar o setor de transportes e logística.
Ferroeste: Itaporã vai receber 14 quilômetros de ferrovias

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, encaminharam simultaneamente um pedido de anuência – Licenciamento ambiental do corredor oeste de exportação da estrada de ferro Nova Ferroeste, que passará por território Itaporaense.

Os dois governos estão desenvolvendo os estudos de viabilidade técnica da ferrovia com cerca de 1.300 km de extensão que ligará Maracaju/MS ao Porto de Paranaguá passando por cidades como Maracaju, Dourados, Itaporã, Amambai, Eldorado, Caarapó, Iguatemi e Mundo Novo.

Já foi protocolado junto à Administração Municipal o pedido de Certidão de Anuência Municipal oficializado ao prefeito Marcos Pacco, para que os técnicos possam elaborar o licenciamento ambiental do empreendimento.

A Ferroeste é um corredor ferroviário de exportação, com extensão total prevista de 1.285 km, passando por 49 (quarenta e nove) municípios, com vistas à interligação do polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e do Oeste do Paraná ao Porto de Paranaguá.

O Licenciamento ambiental do empreendimento está sendo conduzido junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais pelo traçado, Itaporã vai receber um trecho de 14 quilômetros de extensão da ferrovia que passará no lado oeste do município, vindo de Maracaju margeando a MS 162, passando pela Placa do Abadio e seguindo adentrando o município de Dourados rumo ao cone sul do estado.