CMDCA e Assistência Social de Itaporã lançam campanha Leão amigo da Criança e Adolescente 2022

• 14/03/2022 09:45
  • Brasil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA juntamente com a Gerência de Assistência Social Lançam a campanha “Leão amigo da Criança e do adolescente 2022”.

O intuito é divulgar e incentivar o contribuinte a destinar um pequeno percentual do seu imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente de Itaporã, com isso, ajudar instituições que desenvolvem projetos de proteção as crianças e adolescentes do município.

Para transformar parte do valor devido do Imposto de Renda em sonhos e esperança para crianças e adolescentes, no momento da declaração, o contribuinte pode destinar 1% do imposto (pessoa jurídica) ou até 6% (pessoa física) para o Fundo Municipal.

A destinação não gera nenhum custo adicional para o contribuinte. Ele não perde nada, não paga a mais nem recebe menos do que deveria: não há prejuízo algum!

O FMDCA é um fundo público que têm como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele é gerido pelo CMDCA, que é responsável pelo recolhimento e destinação dos recursos para projetos que promovam a proteção e garantia de direitos de nossas crianças.

Para contribuir, depois de preencher a declaração completa, é só selecionar o fundo e colocar o valor, sendo que é possível destinar para mais de um (cada um deles pode receber até 3%). O próximo passo é gerar e imprimir o documento de arrecadação de receitas federais (Darf) e quitar até o dia 29 de abril, último prazo para entregar a declaração do IR.

Com isso, o fundo beneficiado receberá a doação e o contribuinte terá o referido valor subtraído do imposto a pagar, ou acrescido na sua restituição, dependendo de qual for a situação. No caso de restituição, quando ela ocorrer, o valor é corrigido pela taxa Selic.

Assecom/Ita