Itaporã terá Minicenso Educacional 2024

• Assessoria de Comunicação
Itaporã terá Minicenso Educacional 2024

Divulgação/Assecom

A fim de obter um diagnóstico da escolaridade da população itaporanense, a Prefeitura de Itaporã, através da Gerência Municipal de Educação e Gerência Municipal de Saúde, realizará uma coleta de informações em todas as regiões da cidade para o censo educacional.

O minicenso acontecerá no período de junho a setembro de 2024 na área urbana e nos distritos do município. As agentes de saúde - parceiras dessa ação – visitarão as casas do município. Toda a ação é coordenada pela Gerente Municipal de Educação, Denise Paco, e técnicos da gerencia municipal de educação.

“Pretendemos obter um diagnóstico completo da educação em Itaporã em 2024”, afirmou a Gerente. Um grupo de cerca de 54 agentes de saúde realizarão a pesquisa no município. O ponto de partida será os ESF do município onde o grupo de agentes serão orientados pela gerência de educação na próxima reunião dia 25/06.

Cada morador visitado responderá a um questionário elaborado pela equipe da GEDU. É uma a ação da Prefeitura e Gerências muito importante, pois levantará quantas pessoas estão estudando, quantas poderiam estar na escola e não estão, a idade e a quantidade de deficientes e analfabetos entre outras informações.

Os dados obtidos na coleta serão computados pela Gerência Municipal de Educação, e as informações do censo serão publicados em Diário Oficial, dando suporte à elaboração de ações na educação e saúde além de monitorar algumas metas do Plano Municipal de Educação, de todos os níveis e segmentos. Plano esse que deverá estar alinhado com as diretrizes do Plano Estadual e Nacional de Educação.

O próximo Plano Municipal de Educação definirá as políticas públicas nessa área para os próximos dez anos e deve estar concluído até dezembro de 2025, quando encerra a vigência do PME atual e será instituído por Lei Municipal específica o próximo PME.

Além da gerente de Educação Denise Pacco e gerente de saúde Dogmar Petek, estiveram presentes na reunião, as enfermeiras chefes dos ESFS do Município, a Coordenadora de Atenção Básica Aline Oviedo e o Gerente de Saúde Dogmar Petek.

Assecom/Itaporã